domingo, 24 de julho de 2011

3 dias...


3 dias foram o bastante pra ela se apaixonar, pra esperar vê-lo de novo, ela esperava encontrá-lo como quem espera um presente tão desejado no Natal… ela queria ele, como nunca quis alguém. 3 dias ela ficou em casa, depois de saber que ele saía à noite e fazia o que queria. 3 meses ela guardou isso dentro de si para não ver seu coração quebrado em 3 segundos, por conta de 3 meninas que à odiavam e iriam acabar com tudo, sem ao menos ter começado. Passou mais 3 meses, e ela juntou toda sua coragem pra ir até ele. Ele, em menos de 3 semanas, pediu pra namorar com ela, afinal, ele estava solteiro. 3 anos juntos. Mas nada corria muito bem, mas ela aguentava porque acreditava na mudança… que nunca acontece. De 3 em 3 dias, ela escrevia uma carta pra ele e guardava na sua caixa, escrevia tudo que ele à proporcionava quando estavam juntos, felicidades e decepções. Um dia, ela estava dormindo… e às 03:00 ele liga, dizendo que já não consegue mais dormir, dizendo que precisa acabar com tudo aquilo, porque ele está num triângulo amoroso e não queria mais a machucar. Silêncio por 3 minutos. Ela desliga e escreve sua última carta, terminando com a seguinte frase:

3 anos que você joga no lixo em 3 minutos.
Você vai pedir pra voltar em 3 meses, e eu vou te dizer 3 coisas.
Passaram-se 3 meses, lá estava seu celular cheio de mensagens dele. “Volta pra mim, eu fui um idiota, eu sei”. Ainda machuca, mas pensando no que merecia e não no que sentia, e em 3 palavras ela responde curtamente:

Agora é tarde.

O trem da vida...


Um amigo falou-me de um livro que comparava a vida a uma viajem de trem. Uma comparação extremamente interessante, quando bem interpretada. Isso mesmo, a vida não passa de uma viajem de trem, cheia de embarques e desembarques alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros. Quando nascemos, entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que, julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco.
Nossos pais. Infelizmente, isso não é verdade; em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos de seu carinho, amizade e companhia insubstituível. Mas isso não impede que, durante a viagem, pessoas interessantes, e que virão a ser super especiais para nós, embarquem.
Chegam nossos irmãos, amigos e amores maravilhosos. Muitas pessoas tomam esse trem, apenas a passeio, outros encontrarão nessa viagem somente tristezas, ainda outros circularão pelo trem, prontos a ajudar a quem precisa. Muitos descem e deixam saudades eternas, outros tantos passam por ele de uma forma que, quando desocupam seu acento, ninguém nem sequer percebe. Curioso é constatar que alguns passageiros, que são tão raros, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos. Portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles. O que não impede, é claro, que durante a viagem, atravessamos com grande dificuldade nosso vagão e chegamos até eles. Só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já terá alguém ocupando aquele lugar.
Não importa é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas... Mas jamais retornos.
Façamos então, essa viagem da melhor maneira possível tentando nos relacionar bem com todos os passageiros. Procurando, em cada um deles, o que tiverem de melhor. Lembrando sempre, que em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e, provavelmente, precisaremos entender isso. Porque nós também fraquejamos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá.
O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual parada desceremos muito menos nossos companheiros, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado.
Eu fico pensando, se, quando descer desse trem, sentirei saudades. Acredito que sim. Separar-me de alguns amigos que fiz nele será no mínimo, dolorido. Mas me agarro na esperança que em algum momento, estarei na estação principal e terei a grande emoção de vê-los chegar com uma bagagem que não tinham quando embarcaram. E o que vai me deixar feliz, será pensar que eu colaborei para que ela tenha crescido e se tornado valiosa. Amigo querido faça com que a nossa estada, nesse trem, seja tranqüila. Que tenha valido a pena. E que quando chega a hora de desembarcarmos, o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem.

domingo, 17 de julho de 2011

Você pode não saber…


Mas ela prefere se calar ao ficar reclamando o tempo todo pra você de tudo que acontece. Talvez ela seque as lágrimas quando você vira as costas e ainda dorme com algum pertence seu por perto. Ela sente vontade de te ligar em horas oportunas, e se segura pra não fazer isso com medo de que você seja grosseiro. Tudo o que ela tem escrito, é pra você, e mesmo que você não possa ler é o que ela mais gostaria que acontecesse. Ela te olha de longe e tem vontade de ir até você, mas então você diz “Mas porque ela não vem?”.  Eu sei, parece bobo, mas falta a ela coragem. E quando isso acontecer, pode saber que ela ficou por muito tempo ensaiando isso e planejando que você a recebesse bem, com um sorriso, e talvez você a olhe com indiferença, com aquela cara de quem está se perguntando “O que ela está fazendo aqui?”. E ela com um sorriso sem graça, vai apenas sorrir, te dizer uma coisa boba e se afastar, pode ter certeza que o que ela tinha preparado pra te dizer, você não ouvirá tão cedo de outra garota. Entre as amigas, quando começa o assunto sobre romantismo, ela fica sorrindo e concordando, mas na sua cabeça, está passando cenas que ela vem imaginando há dias, meses, ou anos, com você, é claro. Tem dias que ela tira pra chorar. Ao chegar em casa, ela fica no seu canto e pensa em você. Em seguida chora, e muito. Sabe por quê? Talvez por medo de te perder, ou porque nunca teve a oportunidade de chegar tão perto de você. Meninas são preciosas, garotos; e o mais triste é que vocês só conseguem ver isso depois que conseguiram destruir todo carinho que elas tinham por vocês. São tão preciosas, que precisa de pouco para acabar com tudo. Palavras ditas ou por nunca terem saído da boca de vocês. Atitudes ignorantes levam o carinho pra longe cada vez mais, e ele não volta; ainda mais se for atitudes ruins seguidas de palavras amorosas como desculpas, não faz sentido. As atitudes estarão contradizendo suas palavras. Talvez você não seja um garoto de muitas palavras, mas faça alguma coisa. Palavras são somente palavras, e atitudes ficam na memória, sejam elas boas ou ruins. Escute-a sempre, se ela está ali falando com você, pois se ela se abre com você é porque de certa forma ela acredita que você possa a consolar. Não quebre mais um coração, e se você fez isso, vá se desculpar porque nenhum ser humano merece isso, é uma dor que remédios não curam, nem palavras; mas não deixe isso de lado. Estamos falando de um coração!
   

Acabou? É melhor que você sofra agora, do que esperar dias, meses, ou até mesmo anos pra se livrar de um sentimento que vai acabar com você, dia a dia.         (Prefira Borboletas)


E..


  Quando você foi forte pra fingir o dia todo que tudo estava acontecendo como você gostaria; quando foi forte e engoliu o choro no meio de todos que estavam rindo porque mesmo com milhares de pessoas você estava sozinha; quando você mentiu pra uma amiga com dor no coração, mas sabendo que no momento era a melhor escolha; quando você decidiu esquecer aquela pessoa mesmo sabendo que teria de agüentar toda dor sozinha, porque palavras confortam, mas não curam; quando você fez uma coisa horrível que se pudesse desfazer, seria sua primeira escolha e mesmo assim você está aí e isso te serviu como experiência; quando você não saiu de casa porque não tinha saco pra ouvir o bom humor das pessoas porque o seu humor, mais baixo era impossível; quando você quis mudar de cidade pra tentar começar do zero, mas se lembrou que seus problemas iriam junto e você não teria escolha?
Depois de tudo isso e muitas outras coisas, você quando fica mal ainda pensa em dar um fim em tudo?
                                     (Prefira Borboletas)

Saudade é...


Solidão acompanhada, é quando o amor ainda não foi embora, mas o amado já. Saudade é amar um passado que ainda não passou, é recusar um presente que nos machuca, é não ver o futuro que nos convida. Saudade é sentir que existe o que não existe mais. Saudade é o inferno dos que perderam, é a dor dos que ficaram para trás, é o gosto de morte na boca dos que continuam. Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade: aquela que nunca amou. E esse é o maior dos sofrimentos: não ter por quem sentir saudades, passar pela vida e não viver. O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido!
                             (Pablo Neruda)

terça-feira, 12 de julho de 2011

Hoje eu descobri...


O que é o amor. Eu sinceramente tentei encontrar em outro os seus gestos. Tentei encontrar o seu cheiro, os seus sorrisos, seus jeitos, seus abraços e simplesmente os seus beijos. Eu nunca os encontrei, porque houve uma vez você havia me falado que o amor que sentia por mim nunca iria passar. Mas as palavras passaram, aquele dia passou, a semana passou, o mês passou, assim como o que era mais bonito que você pudesse sentir por mim, havia passado, junto com os momentos que ali passamos acordados sonhando e preocupados com o futuro. O meu coração fica aflito só de pensar no passado, e ali cai pequenas, mas, porém pesadas lágrimas. Ele fica aflito com a maneira que me deixastes, e com a maneira com que você seguiu sua vida em frente, ao contrário de mim. Aflito em lembrar-se de quando você pegava minha mão e ali andávamos de mãos dadas, pela rua. Aflito em ter a absoluta certeza, agora mais do que nunca, que minha felicidade foi embora.  Aflito com que você me falou, que o amor havia passado, assim não cumprindo a sua palavra. Mas assim como a vida, o vento que sopra o meu rosto, ele é o mesmo que leva meus dias de risos, os de quando ficávamos juntos por durante horas, é o mesmo que irá cativar um sorriso de mim, sincero, ele leva com ele também os meus pensamentos trazendo novos, a cada amanhecer. O vento também levou os meus dias de felicidades que foram poucos, mas, porém inesquecíveis. Tinha chegado a hora que eu tivesse lido meu futuro, com meus próprios sentimentos. Eles me mostraram que o meu amor partiu. Que eu não vou mais ver felicidade em tudo. Mostraram-me que eu não vou conseguir vencer os problemas que hão de chegar sobre a minha vida. Que eu irei chorar ao ver cada casal na rua se beijando, ali lembrando quando éramos nós dois. Que eu irei dormir e sonhar com ele, assim como acontece todos os dias. Que eu irei andar pela rua vendo assim em outros meninos o rosto dele. Que eu vou lembrar os meus momentos com ele a cada capítulo de uma novela, a cada canção tocada no rádio. Que eu viverei com a impressão de ter ele em meus braços novamente. Que ainda assim sentirei ele ao meu redor, o seu amor. Mas o mais curioso foi que eles me disseram e me mostraram que eu irei ficar esperando ele, por durante anos. Eles estavam certos. A verdade é que ele nunca me amou, por isso eu sofro até hoje. Sofro em ver ele com outra. Sofro por não ter a certeza que ele ali ainda está ao meu lado. Sofro simplesmente por entrar à escola e ver ali os lugares que fugíamos e dávamos um abraço ou um beijo, ou os dois, um no outro, e ali então eu choro, lembrando... Sofro mais por ter acreditado na verdade falsa que me garantiu por durante meses. Eu cheguei a conclusão que o que ele havia falado era somente para me deixar bem no momento, e segura. Hoje eu vivo, vivo para não arranjar motivos para morrer. Buscando, buscando e buscando ser feliz sem ele...